Aplicador Especializado

Se a sua função é a de Aplicador Especializado (Ledor, Transcritor, Intérprete de Libras e Guia-intérprete), saiba que você participará de um processo de inclusão muito importante para o nosso país. Na ANA 2016, serão oferecidos Atendimentos Especializados a todos os alunos com deficiências ou transtornos, de acordo com as indicações do Censo Escolar e as possibilidades das escolas.
ATENDIMENTO Especializado NA ANA 2016
Na aplicação da ANA 2016, serão fornecidos Atendimentos Especializados a todos os alunos com deficiências ou transtornos, de acordo com as indicações do Censo Escolar e as possibilidades das escolas.
Aos alunos que forem atendidos fora da sala da turma, ou seja, em Salas Extras, serão fornecidos Tempo Adicional para a realização da prova. Esse tempo será de 20 (vinte) minutos por prova.
A seguir, descrevemos os materiais e os procedimentos que serão adotados para atender os alunos previstos e, também, os não previstos no Censo.
- O Aplicador Especializado deverá:
- Apresentar-se à turma junto com o Aplicador da turma.
- Aguardar que o Aplicador da turma colete a assinatura do aluno que será atendido na Sala Extra.
- Receber o envelope da Sala Extra.
- Dirigir-se à Sala Extra junto com o(s) aluno(s).
- Realizar a aplicação da prova, conforme o atendimento a ser prestado. Clique nos botões a seguir para ler as orientações.
- Registrar todas as informações sobre a aplicação na(s) Ata(s) de Turma.
- Devolver o envelope de prova sem lacrar ao Aplicador da turma. A transcrição das respostas para o Cartão-resposta será realizada por ele.
- Caso haja utilização do CD de áudio, inserir o CD no equipamento da escola, iniciar a aplicação e, a cada questão, pausar o CD.
- Caso não haja utilização do CD de áudio, realizar a leitura de cada questão da prova, seguindo a descrição constante da prova do Ledor.
- A cada questão, aguardar um tempo para o aluno responder.
- Registrar a resposta do aluno na prova do Ledor.
- Não interferir nas respostas do aluno e não esclarecer dúvidas sobre o conteúdo.
- Na Prova de Escrita, apenas ler o enunciado das questões para o aluno e orientá-lo sobre como utilizar a Folha de Respostas para o Braille. Se ele não utilizar o Braille, não poderá responder à Prova de Escrita.
- No 1º dia, realizar as orientações necessárias à aplicação para os alunos.
- Não esclarecer dúvidas relativas ao vocabulário.
- Interpretar em Libras os enunciados dos itens da Prova de Escrita.
- No 2º dia, caso haja utilização do DVD da prova em Libras, inserir o DVD no equipamento da escola e iniciar a aplicação.
- Pausar o DVD a cada questão e aguardar que os alunos respondam na prova.
- No 2º dia, caso não haja utilização do DVD por impossibilidade da escola, utilizar a prova impressa para interpretar o enunciado das questões e as alternativas de resposta para os alunos.
- Utilizar os recursos disponibilizados para o aluno, de acordo com a sua necessidade, ou seja, se o aluno precisar da Prova em Braille, guiá-lo na utilização desse recurso. Se o aluno precisar de outro recurso disponível, proceder de acordo com o recurso utilizado. Lembre-se de que o aluno poderá utilizar mais de um recurso previsto.
- Na Prova de Escrita, guiar o aluno sobre os enunciados das questões e sobre a utilização da Folha de Respostas para Braille. Se ele não utilizar o Braille, não poderá responder à Prova de Escrita.
Os alunos com cegueira ou baixa visão que utilizarem provas adaptadas poderão realizar a Prova de Escrita, desde que consigam responder às questões com autonomia.
Não poderá haver qualquer tipo de auxílio do Aplicador Especializado para a elaboração nem para o registro das respostas dos itens de escrita.
A seguir, serão apresentadas as orientações para a aplicação da Prova de Escrita aos alunos que utilizam Prova em Braille ou ampliada.
- Prova em Braille
- Para a aplicação da Prova de Escrita aos alunos com cegueira, o Aplicador Especializado deverá:
- Disponibilizar ao aluno a Folha de Respostas para a Prova de Escrita que consta no Kit para a aplicação da prova de Língua Portuguesa.
- Solicitar que o aluno redija suas respostas em Braille somente na frente da folha específica, utilizando os recursos para escrita em Braille disponibilizados pela escola.
-
Solicitar que o aluno salte o espaço referente a uma linha antes de iniciar a próxima linha escrita.
Se o aluno não utilizar o Braille ou não ter condições de responder às questões, a prova deverá ser devolvida em branco.
- Para a aplicação da Prova de Escrita aos alunos com cegueira, o Aplicador Especializado deverá:
- Prova ampliada
- Para a aplicação da Prova de Escrita aos alunos com baixa visão, o Aplicador Especializado deverá seguir os procedimentos da aplicação regular.
- Como o Cartão-Resposta não é ampliado, caso o aluno não consiga responder às questões de escrita com autonomia, a prova deverá ser devolvida em branco.