Aplicador

Se a sua função é a de Aplicador, tenha em mente que o seu trabalho é de suma importância para que a ANA 2016 seja um sucesso. Você, Aplicador, estará em contato direto com os alunos, dará as orientações necessárias para toda a organização do momento de prova, fará a transcrição das respostas dos alunos para o Cartão-resposta e garantirá o sigilo e a segurança dos materiais de aplicação. Além disso, Aplicador, é imprescindível que o seu trabalho seja feito de modo a articular a presença do Aplicador extra e do Aplicador especializado.
- Seleção e capacitação da equipe
- Participar das capacitações previstas.
- Organização do trabalho
- Receber do Coordenador de Polo o mapa de aplicações agendadas sob sua responsabilidade.
- Receber a bolsa do Aplicador e o Kit (com lápis, borracha e apontador) para o preenchimento dos Cartões-resposta.
- Identificar o trajeto e o meio de transporte necessário para chegar à escola.

- Portar sempre a bolsa do Aplicador contendo o Manual dos Aplicadores, o Caderno de Atividades, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, documento de identificação com foto, relógio e o Kit com lápis, borracha e apontador (para utilizar na transcrição das respostas dos alunos).
- Se você for o Aplicador Regular da turma, receber do Coordenador de Polo o material de aplicação do dia.
- Conferir se os envelopes recebidos correspondem à turma em que irá aplicar a prova no dia.
-
Acondicionar os materiais na bolsa do Aplicador. Lembre-se de que todos os materiais de aplicação são sigilosos. Por isso, é muito importante que sejam transportados somente dentro da bolsa do Aplicador.
Lembre-se de que todos os materiais de aplicação são sigilosos. Por isso, é muito importante que sejam transportados somente dentro da bolsa do Aplicador.
- Chegar à escola com meia hora de antecedência para o horário de início da aplicação.
- Apresentar-se à direção da escola, portando o Relatório de Aplicação de Turma e o documento de identificação com foto, caso seja Aplicador Regular. Caso seja Aplicador Extra ou Especializado, apresentar-se à Direção da escola junto com o Aplicador Regular.
O Relatório de Aplicação de Turma será único por turma e por dia de aplicação.
- Informar ao Diretor ou responsável pela escola que:
- o Relatório de Aplicação de Turma contém, em seu verso, os dados de todos os Aplicadores da turma (incluindo os Extras e Especializados) e os campos para avaliação desses profissionais, segundo critérios específicos.
- ao final da aplicação, o relatório será apresentado novamente para o preenchimento da avaliação e para que as perguntas sobre a aplicação sejam respondidas. Os Aplicadores Extras e Especializados também estarão presentes no momento da avaliação da conduta dos Aplicadores.
- o preenchimento desse relatório é imprescindível para a avaliação da equipe de aplicação. Por isso, ele deve ser preenchido com imparcialidade.
Não deixar o Relatório de Aplicação de Turma com o Diretor, devendo apenas mostrá-lo ao chegar, recolhê-lo e apresentá-lo novamente ao término da aplicação para preenchimento. - Apresentar ao Diretor o envelope plástico de prova, de modo que ele possa certifi car a inviolabilidade do envelope.
- Confirmar com o Diretor ou o responsável pela escola o quantitativo de alunos da turma para a qual aplicará a avaliação. Caso esse quantitativo seja maior que o indicado no envelope plástico com os Cadernos de Prova, informe a ele que você utilizará as provas reservas, as provas dos alunos transferidos e dos ausentes, e, se ainda assim houver alunos excedentes, que esses deverão ser encaminhados à direção da escola.
- Informar ao Diretor ou responsável pela escola que, após o término da aplicação, você ficará na sala para transcrever as respostas dos alunos da parte objetiva da prova para os Cartões-Resposta, pois deverá sair com o envelope plástico de prova lacrado da sala da turma. Caso haja atendimento especializado para algum aluno dessa turma, informe que você deve aguardar, na sala da turma, o término da aplicação especializada para realizar a transcrição da prova desse aluno.
-
Solicitar ao Diretor ou ao responsável pela escola:
- que o acompanhe à sala de aula da turma da aplicação, para apresentá-lo ao professor que estiver na sala e aos alunos dessa turma;
- que oriente o professor da turma a permanecer em sala, durante toda a aplicação, para auxiliar com a disciplina dos alunos, e que informe que ele não terá acesso aos Cadernos de Prova e que deverá tomar ciência, preencher e assinar o Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade;
- que informe aos alunos com atendimento especializado confirmado no agendamento como será a aplicação de sua avaliação;
- que, se for o caso, lhe apresente os profi ssionais de apoio da escola que prestarão atendimento especializado aos alunos com deficiência, para que eles leiam, preencham e assinem o Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade.
Professor e profissionais de apoio da escola que se recusarem a assinar o Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade não poderão permanecer na sala ou realizar o atendimento ao aluno.
- Após ser apresentado, cumprimentar os alunos e o professor que estiverem na sala (Bom dia, Boa tarde, por exemplo).
-
Dirigir-se aos alunos e explicar a importância da participação deles na avaliação:
- Vocês participarão da Avaliação Nacional da Alfabetização junto com mais de 2 milhões de alunos brasileiros. A avaliação é para alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas.
- Os resultados dessas provas irão ajudar a sua escola, a Secretaria de Educação e o Ministério da Educação a melhorarem a qualidade do ensino.
- A sua participação é muito importante. Portanto, procure responder a todas as questões atentamente.
- Solicitar ao professor da turma que permaneça na sala durante a aplicação.
- Solicitar que os alunos organizem as carteiras em filas, caso elas não estejam dispostas dessa forma.
- Avisar aos alunos e ao professor da turma que os celulares deverão ser desligados e guardados dentro da mochila/bolsa ou embaixo da carteira.
- Solicitar que os alunos deixem sobre a carteira somente lápis preto e borracha.
- Solicitar que o professor leia, preencha e assine o Termo de Sigilo, Compromisso e Confi dencialidade para permanecer em sala.
- Retirar da bolsa o envelope plástico da turma com os Cadernos de Prova.
